Está sendo realizada no município de Santa Maria do Pará a denominada “OPERAÇÃO SENTINELA”, para reprimir os mais variados crimes, com prioridade para o combate ao tráfico de drogas.
No dia 27.02.2013, foram apreendidas 10 (dez) máquinas caça-níquel em diversos estabelecimentos comerciais, onde os quais as máquinas estavam funcionando. As máquinas serão periciadas e depois de autorizada judicialmente, serão destruídas. Já as pessoas responsáveis pelos estabelecimentos comerciais responderão perante a Justiça pela Contravenção Penal de Exploração de Jogos de Azar.
Em cinco dias de operação policial, já foram presos 04 traficantes de drogas, dentre os quais está o nacional conhecido por “DICO”, considerado um dos maiores distribuidores de drogas da região de Santa Maria do Pará.
As apreensões e prisões foram realizadas por policiais civis da Delegacia de Santa Maria do Pará, SRZS e NAI/CASTANHAL, sob o comando dos delegados Fernando Rocha e Augusto Damasceno e delegado Luís Xavier, Superintendente Regional da Zona do Salgado. Cerca de 10 policiais civis estão participando da citada operação policial.

No dia 28.02.2013, policiais civis lotados no NAI/CASTANHAL  e na Superintendência Regional do Salgado prenderam em flagrante mais um traficante de drogas no município de Castanhal.
Seguindo denúncias de populares, através do DISQUE DENÚNCIA – 181, os policiais prenderam o Sr. RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS OLIVEIRA em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas. Raimundo Nonato foi preso em sua casa no bairro do Jaderlândia no momento em que comercializava os entorpecentes.
Com o preso foram apreendidas várias “trouxinhas” de pasta de cocaína e maconha, as quais as revendia pelo valor de R$ 10,00 (dez reais) cada.
Toda a operação policial segue determinação do Delegado Geral de Polícia Civil Rilmar Firmino, onde o combate ao tráfico de drogas é prioridade absoluta.
O preso já se encontra recolhido na Cadeia Pública de Castanhal à disposição da justiça.