Não é de hoje que a língua de Chael Sonnen anda afiada, e quando Anderson Silva não é o alvo, o falastrão gosta de alfinetar o brasileiro meio-pesado Lyoto Machida. Primeiro, Sonnen apostou com Rashad Evans que se Dan Henderson perdesse, lamberia a sola do sapato de Evans. Depois de pagar a aposta, Sonnen disse que caso vença Jon Jones em abril, ele não quer enfrentar Machida.

O velho conhecido dos brasileiros admitiu que Lyoto merece a chance do título e que ele é um grande lutador, mas uma luta entre os dois não agrada Sonnen por questões financeiras. "Nem eu nem Jones queremos lutar com ele. Ele não atrai nem moscas. Lyoto Machida foi vaiado na luta contra Dan Henderson e contra Ryan Bader. Não dá para lotar uma arena ou vender pay per view contra ele", disse.

Após criticar o estilo de luta do brasileiro, Sonnen ainda mandou um recado para os dois lutadores europeus dos meio-pesados que se enfrentam em abril. "Alexander Gustafsson e Gegard Mousasi, lutem e eu enfrento o vencedor de vocês", afirmou confiante.

Mas antes de passar por Gustafsson ou Mousasi, Sonnen tem um parada duríssima contra Jon Jones, dia 27 de abril, pelo UFC 159. A luta é o duelo entre os treinadores da 17ª temporada do The Ultimate Fighter e vale o cinturão dos pesos meio-pesados.

A pirataria é péssima para a indústria e para a maioria das pessoas que curtem videogames – menos para os pirateiros, é claro. E a eterna guerra contra a galerinha do PirateBay continua, dessa vez com uma iniciativa um tanto ousada da Sony.

Uma patente da Sony Computer Entertainment de agosto de 2011, que foi publicada este mês e descoberta por um usuário do NeoGAF, mostra que a dona do PlayStation está trabalhando em uma nova tecnologia para detectar softwares piratas. Essa tecnologia mediria os tempos de carregamento dos jogos – os famosos loading times – contra o que seria considerado um padrão aceitável. Se o software não carregar nesse período pré-determinado, ele não pode ser jogado.

A patente aparentemente não é só para mídias físicas, e também poderia ser usada para jogos digitais.

Não está claro se essa tecnologia vai estar ou não no novo PlayStation (há boatos de que tecnologia semelhante já está no Xbox 360). Não está claro também quanto tempo os pirateiros vão demorar para pular mais esse obstáculo, mas chuto que não deve demorar muito.